12 de set de 2008

Consumidor: Cuidados na compra de automóvel financiado através de Leasing

Uma das maneiras muito comuns de se adquirir um veículo, é através de "leasing", no entanto algumas considerações são necessárias:

  1. No leasing o automóvel não é do consumidor, mas do banco/financiadora. O que ocorre é que o banco adquire o veículo e o aluga para o consumidor.
  2. Junto com o valor do aluguel, o consumidor também já começa a pagar um valor que, correspondente a depreciação do veículo durante o contrato, sendo que, ao seu final, para que o consumidor adquira o veículo, ainda terá que pagar pela compra do veículo.
  3. Caso o consumidor não tenha interesse em adquirir o veículo ao final do contrato, o veículo será vendido, e caso o banco ainda não consiga atingir o valor previsto anteriormente no contrato pela venda (VRG), o consumidor terá que completar este valor.
  4. Em todos os contratos de leasing existe uma cláusula onde o consumidor se responsabiliza em manter o seguro do automóvel em dia, além de se responsabilizar por sua guarda em perfeito estado.

Ou seja, sob alguns aspectos pode paracer um grande negócio, mas nem sempre é, o melhor é procurar um advogado para saber em que tipo de contrato assinando.

Nenhum comentário: